A Vila de Biribiri, tem importante registro na história da Indústria Têxtil Mineira, sendo uma das primeiras comunidades fabris do Estado. Fica localizada na Serra do Espinhaço a 12 km da cidade de Diamantina e a 300 km de Belo Horizonte.
Em 1876, inaugurou-se a Fábrica de Biribiri, fundada pelo Bispo D. joão Antônio dos Santos e sua família. O povoado cresceu ao redor da Companhia Industrial de Estamparia que existia ali. A fábrica foi desativada em 1876, mas a sua sede, o teatro, a escola, as residências operárias e a igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus ainda estão conservadas, para alegria dos visitantes. O Conjunto Arquitetônico e paisagístico de Biribiri é tombado pelo IEPHA.
A Vila de Biribiri chegou a abrigar 600 empregados e suas famílias. Possuía usina hidrelétrica para gerar força motriz e iluminação, dispunha de água encanada e outras novidades revolucionária para a sua época. A fábrica encerrou suas atividades em 1972 (mas a sua sede, o teatro, a escola, as residências operárias e a Igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus ainda estão conservadas, para a alegria dos visitantes). Desde então, a Vila de Biribiri é mantida pela Cia. Estamparia como um museu vivo da história industrial de Minas Gerais.
Hoje a vila de Biribiri é uma opção de lazer aos diamantinenses e turistas, dispondo de bar e restaurante, sendo muito frequentada nos finais de semana. As pessoas apreciam a natureza local, fazendo caminhadas, passeando e tomando banho nas Cachoeiras da Sentinela e Cachoeira dos Cristais (a mais frequentada pelo banhistas).
Vista panorâmica de Biribiri
Vila de Biribiri
Vila de Biribiri
Nenhum comentário:
Postar um comentário