A Serra do Cipó está localizada a 90 km de Belo Horizonte, na região sul da Serra do espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce.
É um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos. A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.
Em geral é a beleza e pureza das águas que atraem o maior número de visitantes. Em decorrência do relevo acidentado observa-se a frequente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantém o seu volume de água constante durante quase todo o ano devido ao aspecto areno-rochoso do solo. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior.
Vista panorâmica da Serra do Cipó
Vista panorâmica da Serra do Cipó
Cachoeira Grande (Serra do Cipó)
Cachoeira do Tabuleiro: A terceira maior cachoeira do Brasil com 275 metros de altura
Nenhum comentário:
Postar um comentário