segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bituri

Hoje a minha postagem é sobre um lugar muito especial. É o lugar onde nasci, a pequena e pacata Bituri. O Distrito de Bituri me traz muitas lembranças boas e inesquecíveis, foi lá que nasci, passei boa parte da minha infância e adolescência. Ali fui muito feliz, pois junto com meus primos e amigos de infância nos divertíamos muito e vivemos um tempo de inocência, jogos e brincadeiras que hoje infelizmente não existem mais ou não fazem mais parte do cotidiano das crianças e adolescentes. 
Bom mas vamos falar um pouco de Bituri que é um lugar que fica a 15 Km do Município de Jeceaba a qual ele pertence. Antes era chamado de Lagoinha, mas em 1950, passou a chamar Bituri que em latim quer dizer lugar alto (por isso o nome), pois sua localização encontra-se num ponto alto. Em Bituri podemos encontrar lugares lindos para visitar, como a Cachoeira do Moinho Grande, Cachoeira da Tartária, a natureza típica do lugar como serras, matas, córregos, riachos e o próprio Distrito que é muito aconchegante e belo com suas casas típicas do interior. Se quiser encontrar sossego, paz, tranquilidade, descansar, ter um bom papo e casos antigos é o lugar perfeito e ideal.

Curiosidade: A Igreja de Nossa senhora das Dores (foto) que fica no coração de Bituri foi construída aproximadamente em 1912. O sino maior, que se encontra no coro, pertencia a um cemitério que tinha na Parada de Trem 511. Os altares, que possuem uma beleza singular, foram trazidos de um lugar da região denominado Campestre, onde até hoje existe um Cruzeiro (cruz que fica em lugares altos). A Igreja passou por algumas reformas, perdendo características que ainda estão gravadas na memória do povo.

Distrito de Bituri




Um comentário: