O Parque Estadual do Sumidouro, também chamado de "Minas Gerais da Pedra Lascada", é uma unidade de conservação localizada nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. Foi criado em 4 de Janeiro de 1980 com o nome Parque Ecológico do Vale do Sumidouro. Possui uma sede provisória na Casa Fernão Dias, localizada no Povoado Quinta do Sumidouro, no município de Pedro Leopoldo. O parque possui uma área de 1.300 hectares.
A Lapa do Sumidouro, um dos pontos do parque, é formada por 157 sítios arqueológicos e 35 grutas, além de pinturas rupestres com 4 mil anos de idade que sofreram algum tipo de vandalismo, o que motivou a proibição de visitação em alguns pontos.
A vegetação do Parque é constituída de vários biomas como cerrado, campo e cerradão, sendo o primeiro parque do cerrado de Minas Gerais. Várias espécies vegetais se encontram na área como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, manjoba, aroeirinha, gabiroba e jatobá do campo.
A Lagoa do Sumidouro é a mais importante da região, com 15 km de perímetro. Destaca-se também o Poço Azul.
Em sua área, estão presentes a Gruta da Lapinha e a Lapa do Sumidouro. É uma região de extrema importância arqueológica pois nela foram encontrados os fósseis do que seria o primeiro ser humano a ter vivido nas Américas, Luzia. Os fósseis foram encontrados em Lapa Vermelha. Na Lapa do Sumidouro, é possível encontrar rupestres com 4 mil anos de idade. Cerca de 157 sítios arqueológicos e 35 grutas já foram catalogadas na área.
Vista Panorâmica da Lagoa do Sumidouro
Gruta da Lapinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário