terça-feira, 25 de março de 2014

Paraty

Paraty é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do Estado, distante 260 km da capital, a cidade do Rio de Janeiro.
Por estar localizada quase ao nível do mar, Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros do mar e a cidade foi projetada levando em conta o fluxo da marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
O longo processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve o casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país. Pelas ruas de pedra irregular, circulam a pé turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia.
Paraty é muito mais que apenas uma cidade histórica. Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do país. Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barcos ou trilhas.

Paraty: um paraíso a beira do mar









sábado, 15 de março de 2014

Monte Roraima

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. 
Está entre as formações geológicas mais antigas da terra. É a maior montanha plana do mundo, possui dezenas de cachoeiras e parece que foi tirada de um filme de ficção. O Monte Roraima possui aproximadamente 3.000 metros de altitude.
Seu Platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. 
Um grande espetáculo são as cachoeiras que despencam do monte, uma delas, o Salto Angel, a maior queda d'água do mundo com 1.000 metros (1 km). 
Esse ambiente é protegido pelo Parque Nacional do Monte Roraima no Brasil e pelo Parque Nacional Canaima na Venezuela.


Monte Roraima: A maior montanha plana do mundo











Espetáculo da Natureza


Salto Angel: A maior queda d'água do mundo, 1.000 metros

















sexta-feira, 7 de março de 2014

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, como também toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.900 metros de altitude.
O Pico da bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais).
Mesmo sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil, O Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país, pois existem trilhas muito bem sinalizadas pelo lado do Espírito Santo e também pelo lado de Minas gerais, porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder.
O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da Região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. as temperaturas do pico chegam até -5° C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Pico da Bandeira














quarta-feira, 5 de março de 2014

Lago de Furnas

É sabido que o mineiro sempre teve vontade de ter mar em seu território. Assim, qualquer porção maior de água ganha logo o apelido de "Mar de Minas". É o caso do lago da represa de Furnas, que abrange parte do sul e sudeste de Minas gerais. 
Sim, cânions em Minas gerais, e é por isso que podemos encontrar na região de Capitólio. O Lago de furnas é o maior em extensão de água do estado e um dos maiores lagos artificiais do planeta e pro isso é chamado de "Mar de Minas".
Escondida sob uma vegetação nativa totalmente preservada, a região do Lago de furnas é repleta de paisagens exuberantes como praias, cânions e volumosas cascatas que desaguam em poços de águas cristalinas e que transformam o lago numa grande atração turística.
A represa cobre uma superfície de 1.440 km², atingindo 34 municípios. O lago é formado por "dois braços", um a leste e outro a sul da barragem. Do lado leste o principal rio que se deságua no lago é o Rio Grande. Do lado sul a represa é formada da junção dos rios verde, Sapucaí e Machado, além de muitos ribeirões e córregos.


Tesouro Mineiro: A formação do Lago de Furnas permitiu u surgimento de cânions

Mar de Minas: A paisagem lembra uma área litorânea

Vista panorâmica do Lago de furnas em Capitólio














terça-feira, 4 de março de 2014

Parque Estadual do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro, também chamado de "Minas Gerais da Pedra Lascada", é uma unidade de conservação localizada nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. Foi criado em 4 de Janeiro de 1980 com o nome Parque Ecológico do Vale do Sumidouro. Possui uma sede provisória na Casa Fernão Dias, localizada no Povoado Quinta do Sumidouro, no município de Pedro Leopoldo. O parque possui uma área de 1.300 hectares.
A Lapa do Sumidouro, um dos pontos do parque, é formada por 157 sítios arqueológicos e 35 grutas, além de pinturas rupestres com 4 mil anos de idade que sofreram algum tipo de vandalismo, o que motivou a proibição de visitação em alguns pontos.
A vegetação do Parque é constituída de vários biomas como cerrado, campo e cerradão, sendo o primeiro parque do cerrado de Minas Gerais. Várias espécies vegetais se encontram na área como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, manjoba, aroeirinha, gabiroba e jatobá do campo.
A Lagoa do Sumidouro é a mais importante da região, com 15 km de perímetro. Destaca-se também o Poço Azul.
Em sua área, estão presentes a Gruta da Lapinha e a Lapa do Sumidouro. É uma região de extrema importância arqueológica pois nela foram encontrados os fósseis do que seria o primeiro ser humano a ter vivido nas Américas, Luzia. Os fósseis foram encontrados em Lapa Vermelha. Na Lapa do Sumidouro, é possível encontrar rupestres com 4 mil anos de idade. Cerca de 157 sítios arqueológicos e 35 grutas já foram catalogadas na área.

Vista Panorâmica da Lagoa do Sumidouro


Lagoa do Sumidouro

Lapa do Sumidouro


Gruta da Lapinha






segunda-feira, 3 de março de 2014

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidadezinha no alto de uma montanha, localizada no sul do estado e que fica a 300 km de Belo Horizonte. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings.
Quem chega a São Thomé das Letras logo é envolvido por um clima místico e um estilo alternativo. a cidade, que quase toda feita de pedra, reúne pessoas vestidas com a moda hippie e moradores com "causos" diferentes e que despertam a curiosidade dos turista.
São Thomé das Letras é uma localidade tipicamente na região serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de Quartzito, conhecido como pedras-de-sabão que foram utilizadas na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e, atualmente, muito utilizadas na elaboração do artesanato local.
Existem diversas atrações de vista obrigatória, como a Igreja da Pedra, Gruta de São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide, Formações Rochosas (a da Bruxa é a mais famosa), construções em pedras e as cachoeiras.
Alguns acreditam que são Thomé seja um dos sete pontos energéticos da terra, o quie atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá a razão a outro nome: Cidade Mística. Além disso, a cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais desde 1996.

Vista Panorâmica da Cidade de São Thomé das Letras


Casa da Pirâmide



Igreja da Pedra
























domingo, 2 de março de 2014

Diamantina

O Município de Diamantina localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a 285 km de Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude média de 1.280 metros, emoldurada pelas Serras dos Cristais, na região do Alto Jequitinhonha. O município é banhado pelo Rio Jequitinhonha e vários de seus afluentes, como o Ribeirão das Pedras e o Ribeirão do Inferno. 
A cidade de Diamantina é a terra natal do ex. Presidente da república Juscelino Kubitschek de Oliveira e de francisca da Silva de Oliveira, a famosa "Chica da Silva".
A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, e faz parte do Circuito Turísticos dos Diamantes.
A cidade é conhecida por suas serestas e vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.
Em 1938, Diamantina comemorou seu cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional o título de "Patrimônio Histórico Nacional". E, no ano de 1999, foi elevada à categoria de "Patrimônio da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Atrações em Diamantina: igrejas, centro histórico, construções históricas, passeios, garimpo, carnaval, museus, casa de Juscelino Kubitschek, casa Chica da silva, pontos turístico e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Diamantina


Vista Panorâmica de Diamantina



Carnaval em Diamantina





sábado, 1 de março de 2014

Serra do Ibitipoca

Distante cerca de 241 km de Belo Horizonte e a 85 km de Juiz de Fora o Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte. Com uma área de 1.488 hectares, está situado a 3 km do Distrito de Conceição do Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque.
O clima é tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos sendo novembro, dezembro e janeiro os mais chuvosos e inverno seco, com os meses de junho, julho e agosto os meses mais secos. O parque apresenta boa infraestrutura para os visitantes e está sobre um afloramento o qual se desenvolve um solo pouco profundo constituído principalmente de matéria orgânica e areia formada pela erosão da rocha. Por isto, grande parte da vegetação é constituída de gramíneas e herbáceas de baixo porte. Nas regiões onde o solo tem pouca profundidade, localizam-se arbustos, cactos e bromélias, caracterizando típicos campos rupestres. Os rios do parque apresentam cor de caramelo devido ao alto teor de matéria orgânica.
Suas principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada (1.800 metros de altitude). O Pico da Lombada tem uma característica interessante: dele, consegue-se ter visão para o horizonte de 360 graus. Em qualquer direção que se olhe, será visualizado o horizonte, pois nenhuma montanha ao redor faz barreira a visão.

Janela do Céu...Vista maravilhosa da Serra do Ibitipoca


Igreja Conceição do Ibitipoca





A natureza que encanta na Serra do Ibitipoca










Paisagem exuberante na Serra do Ibitipoca